domingo, 18 de agosto de 2013

Capitalismo: Forma Neurótica de Destruir a Igreja?


"A desconstrução do cristianismo não é um ataque contra a igreja, mas a crítica dos ídolos a que é vulnerável - o literalismo eo autoritarismo, o sexismo eo racismo, o militarismo, o amor do capitalismo desenfreado com o qual a igreja em suas diversas formas tem hoje e por tempo demais estado presa, qualquer um destes é tóxico para o reino de Deus. "

"Estrategicamente, diplomaticamente, social, político, moral e economicamente, evangelicamente, em todos os sentidos possíveis somos testemunhas hoje de um ponto mais baixo na liderança norte-americana, uma catástrofe ético, social, político e bíblica."

 
fora de contexto, pode sugerir que a religião é a causa singular para a trajetória contínua de um pofunda disfunção em nossa sociedade. Mas uma forma popular distorcida do cristianismo catalisa outros dois ingredientes mais poderosos, o capitalismo predatório e um governo que serve os interesses do grande capital. Estes três poderosos componentes trabalham juntos para nos arrastam para baixo,  na inclinação para mais e mais disfunção em nome de uma sociedade mais moral - uma sociedade moral baseada em um conjunto de valores que são tão mal aplicados que tornam-se destrutivos.

Em outras palavras, esses três componentes criam uma sociedade moral que destrói suas próprias vilas a fim de salvá-las. Por exemplo, enquanto que martelamos as lições de individualismo radical na forma de virtude moral, podemos reduzir os recursos ou oportunidades necessárias para se tornar auto-sustentáveis ​​para grandes porções da nossa cidadania. Só para ter certeza que ninguém erra na lição moral de auto-suficiência, aumentamos  as taxas de juros sobre empréstimos estudantis, e a educação universitária vital e necessária para o sucesso no futuro torna-se menos acessível às massas.

Para ter certeza de nossas lições de moral continuam, mantemos nossos impostos baixos e aumentamos nossos gastos em defesa contra um inimigo imaginário e nosso sistema educacional é destruído para equilibrar o orçamento. Estamos amaldiçoados e com miopia. Não consigo ver os efeitos a longo prazo sobre o país quando a trabalhadores pouco qualificados, mão de obra minimamente educada deve arcar com a carga tributária do futuro ou competir com cidadãos altamente qualificados de outros países. Temos uma incrível capacidade de culpar as vítimas em nossa sociedade perturbada e justificar as nossas denúncias sobre a moralidade cristã revisionista que seria irreconhecível para o próprio Cristo. Não tanto porque o Cristianismo foi uma invenção de São Paulo, mas por causa do absurdo da atual interpretações revisionistas.

Esta forma moderna do cristianismo tornou-se um expediente para a infiltração de uma forma radical do capitalismo misturado com as nossas instituições públicas. As mesmas instituições que foram formados para proteger os interesses dos cidadãos, que estão agora a fazer a licitação dos mega ricos, enquanto aponta para o fracasso moral das massas que estavam destinados a servir. Sim, o Sr. Caputo, temos muitos ídolos. E embora eu esteja encorajado por seus esforços para desconstruir o cristianismo, eu duvido d a nossa capacidade ou vontade de realizar as mesmas ações com o capitalismo e governança.

Ele nunca passaria na Câmara dos Deputados. Essa casa tem todos todos os bons cristãos moralistas do Tea Party. Ao contrário, eles estão satisfeitos em manter os americanos dançando ao redor do bezerro de ouro, com a esperança improvável que, eventualmente, algumas das benesses do capitalismo ocorra em sua volta. Estamos com salário mínimo, milionários em espera, totalmente imerso nesta forma de idolatria, confiando em nosso dia vai chegar. Se há um pecado imperdoável, ele está usando a religião para separar e discriminar ao invés de conectar e fazer todo.

Em nome dos Estados Unidos, Mea Culpa!
            Robert De Filippis

Ver texto original em inglês no link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário