quarta-feira, 22 de maio de 2013

Uma Igreja Pública



Uma Igreja Pública: Quatro Breves Teses

Autor: Julio Zabatiero

Indo direto ao ponto:

Tese 1. as igrejas cristãs na atualidade são instituições privadas que entram, de modo privado, nos espaços públicos. Que quero dizer com esta "tese"? quando examinamos a ação e as declarações missionárias das igrejas cristãs no Brasil atual, encontramos práticas e teorias que têm como objetivo primordial o "crescimento" das instituições eclesiais, tanto do ponto de vista numérico, quanto do ponto de vista de sua influência sobre a sociedade e o Estado, com vistas a impor uma moralidade "cristã" ao conjunto da sociedade. Há exceções, mas esta é, a meu ver, a regra geral.

Tese 2. as igrejas cristãs são instituições privadas similares a quaisquer outras instituições no tocante ao seu patrimônio e materialidade, mas livres da ingerência do Estado no que tange à religião propriamente dita. Instituições privadas, posto que a religião não tem caráter "público" no sentido de ser legalmente obrigatória para os habitantes de nosso país. Se queremos liberdade de religião, precisamos assumir o caráter privado das instituições religiosas e eclesiais. Como instituições privadas, as igrejas não podem ser reguladas pelo Estado naquilo que é especificamente "religioso" - podem, sim, ser reguladas pelo Estado naquilo que é "secular": terrenos e prédios, salários e contratações, impostos, etc.

Tese 3. as igrejas cristãs são instituições privadas que devem entrar, de modo público, nos espaços públicos. Dado o caráter peculiar da instituição religiosa, sua entrada nos espaços públicos (estatais e não-estatais) deveria se dar de modo "público", ou seja, no modo da prestação de serviço - dentro dos limites da identidade eclesial - à sociedade e ao Estado. Exemplos: socorrer pessoas cuja vida está sob ameaça interna ou externa; ajudar a formar cidadãs e cidadãos solidários; acolher pessoas "fracassadas" na vida (conforme os padrões de sucesso do mundo capitalista); ajudar as pessoas a serem saudáveis psiquicamente; etc.

Tese 4. as igrejas cristãs que atuam de modo público nos espaços públicos dão testemunho do reinado de Deus, no estilo do Messias Jesus. "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir ...". Uma igreja cristã que serve, no estilo jesuânico, não precisa entrar privadamente nos espaços públicos a fim de crescer e se multiplicar. Quando uma igreja entra publicamente nos espaços públicos seu testemunho do Evangelho se enche de credibilidade e o próprio "Senhor acrescenta os que vão sendo salvos".

Obs.: o texto foi postado na íntegra, não fiz correção, nada. Está do jeito que o autor publicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário